Nossa associação

Tradicionalmente, a associação G14 tem sido constituída de indivíduos que apresentaram o diagnóstico de Poliomielite na infância. O grupo tem representando com propriedade os interesses, direitos e necessidades da população acometida pela poliomielite e pela síndrome pós poliomielite.

Eles incluem-se no contexto de pessoas com deficiência, devido às limitações que a doença impõe.

A associação tem buscado ampliar a rede de contato conectando pessoas de todo Brasil e América Latina, com a finalidade de somarem ações, estimulando à sociedade para a compreensão de que se faz necessário um amplo acompanhamento multidisciplinar e transdisciplinar para as pessoas com pólio e síndrome pós poliomielite.

Profissionais das mais diversas áreas: transporte, comércio, educação, saúde, arte e cultura, tecnologia da informação, entre outros são envolvidos nesta rede e atuam em parceria para facilitar o acesso à inclusão e integração.

Nossa história

O que vem a ser a G14?

Para conhecer devemos relembrar a história relacionada a Poliomielite ou Paralisia Infantil, uma doença viral aguda, erradicada no Brasil no final dos anos 80, sendo o último caso registrado em 1984.

Porém a partir de 2003, foi descoberto que cerca de 70% das pessoas que tiveram a Poliomielite na Infância, desenvolveram após um período de estabilização, sintomas relacionados a fraqueza muscular, fadigabilidade, dores musculares, articulares, problemas respiratórios, alterações do sono e intolerância ao frio. Esse conjunto de sintomas foi estudado pelo Setor de Investigação de Doenças Neuromusculares, na Unifesp- Universidade Federal de São Paulo e denominada de Síndrome Pós Poliomielite (SPP).

Para garantir e assegurar os direitos destas pessoas surgiu a necessidade de continuar a história da primeira Associação Brasileira de Síndrome Pós Poliomielite – (ABRASPP) que havia sido criada em fevereiro de 2004, por Luiz Baggio Neto, pelo médico Prof. Dr. Acary Souza Bulle Oliveira, pelo fisioterapeuta Prof. Dr. Abrahão Augusto Juviniano Quadros e por muitos pacientes acompanhados no Setor de Investigação de Doenças Neuromusculares da Unifesp, com diagnóstico de poliomielite e SPP.

A Associação G14, assim denominada em referência ao CID.10 (código internacional de doenças) que leva o código G14 em sua classificação e da iniciativa de membros da antiga formação (ABRASP), bem como por novos pacientes.

O seu primeiro presidente iniciou os trabalhos em 2013, a partir disto, houve uma nova movimentação para que Síndrome Pós Poliomielite, fosse melhor estudada e reconhecida pela sociedade.

A Associação G14 de Apoio aos Pacientes de Poliomielite e Síndrome Pós Pólio é uma organização sem fins lucrativos com ações em âmbito nacional e parcerias internacionais, sendo registrada como entidade jurídica em julho de 2014.

As pessoas que sobreviveram à poliomielite sofrem até hoje com as sequelas que acarretam limitações motoras irreversíveis, somando -se aos sintomas da SPP, que traz um agravamento do quadro, por isto é necessário mobilizar a sociedade para difundir a idea de que os sobreviventes ainda existem e necessitam de atenção.